Curso para gestante

Recomendo a todas as gravidinhas a procurarem cursos de gestante na sua região. Provavelmente, na maternidade onde deseja fazer o parto tem. Fiz, acompanhada do marido, no último sábado (14), o curso do Hospital Santa Helena aqui em Brasília que é onde pretendo fazer meu parto. Adorei e fiquei com remorso por não ter procurado o curso logo no início da gravidez.

Pelo menos neste, foi falado com detalhes sobre cada trimestre da gestação. Com dicas que são essenciais e matam as dúvidas de muitas mamães e papais de primeira viagem por aí. Condições físicas da mãe e do feto em todas as fases. O que é normal, o que não é normal, durante a gravidez. O que possibilita um parto normal ou cesariana. Enfim, dúvidas que nos preenchem o pensamento a todo instante.

Também teve a participação de uma pediatra para falar sobre os cuidados com bebê na hora do parto, no pós e no primeiro ano de vida. Como a vacinação, por exemplo. Uma enfermeira explicou sobre a importância da amamentação, a melhor forma de fazê-la (posições), sobre o banho e o banho de sol. Um angiologista falou sobre as temíveis varizes, muito comuns na gravidez, sobre seus riscos e explicou como preveni-las. Segundo ele, meias de média compressão e caminhadas são suficientes.

Fizemos uma visita ao centro operatório, aos apartamentos (internação) e à UTI neo-natal para conhecer as instalações do hospital. Muito bacana!

Quem, de Brasília, quiser fazer o curso, ainda dá tempo. Ele é realizado uma vez por mês, é gratuito e aberto à toda a comunidade. As demais mamães, recomendo procurar o do hospital onde pretende ter o bebê ou de algum outro da sua região. Geralmente, todos oferecem algo neste sentido.

Os encontros acontecem mensalmente, aos sábados, das 8 às 18 horas. O curso é gratuito e a inscrição pode ser feita pelo telefone (61) 3215-0471.

Ciclo de Palestas do Curso de Gestantes 2012
10 de março
14 de abril
12 de maio
16 de junho
14 de julho
11 de agosto
15 de setembro
20 de outubro
10 de novembro

Para mais informações acesso o site do Hospital Santa Helena.