#32semanas – como está o bebê

Sentir pontadas nas costelas é normal – é o bebê esticando as perninhas

De acordo com o aplicativo para iPhone Baby Center, com 32 semanas de gestação o bebê pesa aproximadamente 1,7kg e está com cerca de 42 centímetros de comprimento. Como eu disse no post da ecografia obstétrica que fiz com exatas 31 semanas, Beatriz já estava com 44,5cm e pesando cerca de 1,8kg. Ou seja, já passou foi muito da média, rs. Eles comparam esse peso médio com o peso de um coco (o fruto, gente!).

Embora os pulmões estejam entre os últimos órgãos do bebê a amadurecer, seu filho já inspira o líquido amniótico, treinando para respirar e exercitando os pulmões. É possível enxergar o movimento da respiração num exame de ultrassom.

Já o aplicativo para iPhone da Revista Crescer diz que a partir de agora, a maioria dos obstetras prefere que as consultas mensais se tornem quinzenais. Bom, o meu GO ainda não falou nada, faltam umas duas semanas para a próxima consulta.

Caso sinta uma pontada nas costelas, não se assuste, é o bebê esticando as perninhas – já sei bem como é isso, né, Dª Beatriz?!. Assim como ele, que deve dobrar o peso até o parto, é comum as grávidas engordarem até 2kg no último trimestre.

A cabeça do bebê aumentou 1cm de diâmetro nas últimas semanas. Há pouco espaço para ele se virar agora. É provável que já esteja na posição ideal para o parto, ou seja, de cabeça para baixo – sim, Beatriz já está direitinha!.

Responder