#37semanas – como está o bebê

Muitos bebês já são cabeludinhos, com fios de cabelo de até 2,5 centímetros.

Pesquisas mostram que o terceiro trimestre é o pior para o sono da grávida, mas disso a gente já sabe. A madrugada toda indo ao banheiro, se está calor para quem não está grávida, avalie para nós. Ainda mais em Brasília que está vivendo uma seca brava. Sem contar na posição para dormir: não existe. Todas são péssimas. Mas enfim, estamos na 37ª semana de gestação. Falta pouco, muito pouco.

Nesta semana, a gordura subcutânea (que fica abaixo da pele) corresponde a 15% do peso do bebê agora. Para facilitar a passagem pelo canal da vagina, as medidas do bebê (circunferência da cabeça, ombros e diâmetro dos quadris) são muito próximas. Vez ou outra, você deve ter sentido contrações leves, em intervalos irregulares. São as contrações de Braxton Hicks, um “treino” do útero para o parto. Em algumas situações, pode parecer que realmente chegou a hora do parto. Tipo o que ocorreu comigo ontem, mas alarme falso.

A pele do bebê está mais grossa e pálida. O cordão umbilical tem de 35cm a 70cm, em média. Os surfactantes (substâncias essenciais para o funcionamento dos pulmões) aumentam. O bebê tem, aproximadamente, 49,8cm e 3,08kg.

E continuamos na expectativa. Afinal, qualquer hora é hora.

Na curiosidade como é por dentro da barriga da mãe? Dê uma olhada nesta animação 3D do Baby Center “A gravidez por dentro 28 a 37 semanas”

Responder