#39semanas | Como está o bebê

Agora é só espera. Beatriz, com suas 39 semanas de gestação, não dá nem sinal de querer vir ao mundo. Cresce uma ansiedade e um medo. Será que está tudo bem? De acordo com o médico e o ultrassom, sim. A pequena gigante já está medindo 50,6cm e pesando 3,4kg. Desejo muito o parto normal. Na consulta da semana passada, ela estava pronta para isso. De cabeça para baixo e do lado esquerdo. Mas a danadinha, que não para quieta, trocou de lado o final de semana todo. Na consulta com o Ginecologista Obstetra de ontem, ela estava do lado direito, o que segundo ele pode tornar o parto normal mais demorado. Para não dizer mais difícil.

Foi engraçado, e um pouco desesperador, quando ele viu o peso da Beatriz na ecografia: “Minha filha, se ela chegar a 3,7kg pode esquecer seu parto normal. Deixa que seu marido almoça, e você fica só olhando”. Desde então tenho controlado o consumo de alimentos, evitando, por exemplo, repetir as refeições. Tem dado certo, pelo menos da consulta da semana passada para a de ontem meu ganho de peso foi pouco. Cerca de 3o0g.

Ainda não há sinais razoáveis de dilatação.

Beatriz está com data prevista para 30 de setembro. Caso ela não nasça até lá, pelo protocolo do meu GO, ele irá esperar mais seis dias. Daí partiremos para a força bruta (rs), indução ao parto ou cesárea. Vamos aguardar os próximos capítulos.

Recomendação do médico: acompanhar os movimentos fetais. Portanto, tirei minha licença maternidade desde já. Durante uma hora após as refeições (café-da-manhã, almoço e jantar), devo acompanhar os movimentos da pequena. Ela deve, neste período, fazer no mínimo 5 movimentos. Qualquer coisa inferior a isso, devo ligar para o médico porque pode ser que ela esteja em sofrimento fetal. Para acompanhar direitinho, tem que se dedicar. Nada de televisão, leitura, computador, nada! Tem que ficar reparando direitinho. Pensa numa hora demorada.

O que diz a Revista Crescer sobre a 39ª semana de gravidez:

A partir de agora, seu bebê pode nascer a qualquer momento! A bolsa (saco amniótico) rompe, em 80% das gestações, somente após o início do trabalho de parto. Antes disso, porém, você pode perder o tampão mucoso (membrana gelatinosa que protege o útero), sinal de que o órgão começou a dilatar.A essa altura, você já ganhou cerca de 12kg.

Para facilitar o parto e, mais adiante, o rápido crescimento do cérebro, a moleira (ou fontanela) é de cartilagem. Ela só deve se solidificar daqui 12 a 18 meses. SEu filho pode nascer, em médica, com 51cm e 3,4kg.

Qual a hora certa de ir para a maternidade?

Quando as contrações são regulares, a intensidade tende a aumentar e o intervalo entre elas diminui. Mas vá com calma! Se for o primeiro filho, o trabalho de parto pode levar até 12 horas.

Responder