Aletramento Materno – o que pensar?

Aletramento Materno pode não ser positivo ao desenvolvimento da criança? É a questão que me paira desde que fui apresentada à esta possibilidade e gostaria da sua opinião a respeito. A técnica promete ensinar bebês a ler, tendo leitura fluente aos 2 anos e meio de idade.

Quais os riscos e benefícios do aletramento materno?

Quais os riscos e benefícios do aletramento materno?

Consiste em estimular a criança desde seu nascimento a reconhecer palavras, figuras e cores – gradativamente conforme a idade – justificando que neste período ela tem mais interesse em aprender. Não duvido disso, mas, com tantas descobertas que ela já faz naturalmente, exigir que ela aprenda a ler tão nova não seja algo além da conta? Quais os benefícios? Quais os riscos?

Sinceramente, não consegui formar uma opinião concreta sobre o que li a respeito. Eu aprendi a ler aos três anos, ensinada por meu pai. Claro, não foi por essa técnica que parece ser um tanto recente e não sofri danos, até porque a vontade de aprender a ler partiu de mim – para ler gibis – e não fui cobrada para isso.

Queria saber a opinião de outras mães, pediatras e psicólogos a respeito. Quem desconhece a temática, indico que veja a página Aletramento Materno – Artesanato da Leitura.