Enxoval da mamãe

Ficamos tão preocupadas em comprar o enxoval do bebê, que esquecemos de deixar pronto o enxoval da mamãe. Ora, é tão importante quanto! Mãezinha de bem com a vida,  bebê bem cuidado. Lógica simples! É camisola, sutiã, absorventes e um tanto de outras coisas que se você não planejar de agora, vai se enrolar toda lá na frente. Compartilho com vocês alguns itens que fizeram e fazem toda a diferença no meu dia-a-dia.

Sutiã para amamentação

sutia-amamentarÉ o básico do básico. Nada bonito, mas super prático. Existem modelos com bojo, mas aí diminui a praticidade. Ele tem o formato padrão com fecho nas costas, alças reforçadas e possui uma abertura frontal. Essa abertura facilita porque você não precisa tirar o seio do sutiã para amamentar.

Alguns já vêm com protetor absorvente lavável.

 

 

Absorvente para os seios

absorventes-seiosSão discos de algodão para serem colocados entre o seio e o sutiã. Você vai usar muito e se for como eu, antes mesmo do bebê nascer. Primeiro você começa produzindo colostro e depois leite mesmo, o primeiro é ótimo para manchar sutiã/roupa. O segundo para te deixar encharcada, dependendo do quanto você produz. Existem os modelos descartável e lavável. Fica a seu critério, em ambos os casos o valor pode ser bem salgado.

Eu preferi os descartáveis, pela praticidade de não ter que lavar mesmo. Algumas marcas dispõem de adesivos para fixação no sutiã.

 

Concha de amamentar

concha-amamantarÉ um dispositivo de silicone que possui um orifício grande no centro para encaixar o bico do seio e orifícios menores na parte superior para ventilação. Você coloca entre o seio e o sutiã. Serve tanto para ajudar a fazer bico no mamilo achatado, como para coletar o excesso de leite que for vazando da mama, o que ocorre com frequência com  uma mama enquanto o bebe suga a outra – este leite deve ser desprezado. Eliminar este excesso ajuda a não empedrar o leite na mama.

Me ajudou muito principalmente nos primeiros dias após o parto. Eu produzia mais leite do que Bia consumia e por isso os seios sempre estavam cheios, empedrando e eu toda suja de leite.

Camisola para amamentar

camisola-7É uma camisola como outra qualquer, exceto porque ela facilita a amamentação tendo um design parecido com o do sutiã de amamentação: abertura frontal. Ela faz toda a diferença principalmente quando você ainda está se recuperando do parto, quer só ficar de boa, de pijama o dia todo.

Dê preferência as de algodão. Seu conforto vale ouro no início da convivência com o bebê.

 

 

Absorventes pós-parto

absorvente-pos-partoSeja por meio de cesárea ou parto natural, no pós você vai sangrar muito. Esse sangramento pode durar muito tempo, varia de mulher para mulher. Nos primeiros dias então é tanto sangue que a gente até se assusta. Por isso há uns modelos de absorventes mais “brutos”no mercado. Leve para a maternidade. Geralmente, as maternidades oferecem, mas nunca se sabe. É bom ter em casa também. Normalmente, um pacote do absorvente pós-parto é suficiente, no restante dos dias o absorvente normal dará conta do recado.

 

Roupas que facilitem a amamentação

blusinha-amamentarAqui vale sua criatividade, conforto e gosto. Só pense no seguinte: por, pelo menos, 2 anos você terá que amamentar seu filho. Às vezes em lugares públicos, carregando um monte de tralha, além do bebê. É bom que você esteja vestida com peças que facilitem a amamentação, além do sutiã apropriado, claro. Camisa de botão, camiseta folgada, top de malha bem maleável, vestidinhos de alcinha de amarrar… Existem roupas próprias para isso, mas não creio que valha o investimento, já que a peças de uso comum que podem ser utilizadas para esta finalidade e que depois não se perdem.

Bomba extratora de leite

bomba-extratora-de-leiteSe preferir, pode fazer a extração manual, mas olha, com a bombinha pode ser mil vezes mais fácil e rápido. Existem diversos modelos no mercado, elétricos, manuais, caros, baratos. Fica a seu critério. É bom você ter logo no início, após o parto, porque neste período produzimos uma quantidade absurda de leite e o bebê ainda não consegue sugar tudo. Serve também para, com a sucção, estimular a produção de leite. Eu optei pela manual da Avent e não tenho problemas com ela, nem tive fissura dos mamilos.

 

Cinta pós-parto

cinta-pos-partoA cinta é um negócio muito pessoal, sei lá. Varia de mulher para a mulher. Dizem que ela ajuda o corpo voltar ao normal, o útero voltar pro lugar e essas coisas. Pra mim, só serve mesmo para ajudar na postura. Se eu usei cinta três vezes na vida foi muito. Mas, é como eu disse, é uma questão de gosto e necessidade. Meu médico disse que não faz diferença.

Responder