#Resenha | Livro “A Encantadora de Bebês”

livro-encantadora-de-bebesJá falei muitas vezes aqui do livro “A Encantadora de Bebês resolver todos os seus problemas: sono, alimentação e comportamento do nascimento aos primeiros anos da infância”, da especialista em crianças Trachy Hogg. Seguido à risca, ele pode sim solucionar muitos dos problemas com bebês. Confesso que nem tudo eu fiz. Mais por falta de dedicação do que por descrença. É preciso disciplina e comprometimento para que surta efeito.

Recomendo que a leitura do livro seja iniciada durante a gestação, porque, muito provavelmente, logo após o bebê nascer você não terá cabeça para absorver a leitura. Foi assim comigo. Só comecei a ler uns 20 dias depois do nascimento da Bia. Não entendia uma linha sequer. Depois de várias tentativas, tudo passou a fazer sentido.

Em resumo, o livro destaca a importância de se estabelecer uma rotina para o bebê, porque ele ainda não compreende o tempo como nós. Isso implicará diretamente no sono, na alimentação e no desenvolvimento da criança. Ter hora para dormir, para comer e para brincar é essencial.

Gostei muito do método da Tracy Hogg porque ele não exige das mães um desprendimento e um desamor que já vi em outros, como “deixe a criança chorar sozinha até dormir”. Ela abomina a atitude e explica como isso pode prejudicar os laços entre pais e filhos. Se você quer resposta para alguma dessas perguntas, recomendo a leitura:

  • O que fazer para meu bebê dormir à noite toda?
  • Como estabelecer uma rotina de mamadas para o bebê?
  • Como aumentar o tempo entre uma mamada e outra?
  • Como introduzir alimentos sólidos?
  • Meu bebê tem 1 ano e nunca dormiu à noite toda, o que fazer?
  • Quando devo começar o desfralde do meu bebê?

Que fique claro que estas são só algumas das várias perguntas que o livro responde. Ou seja, super recomendo a leitura dela do começo ao fim, mesmo que ainda esteja grávida ou não tenha nenhum desses dilemas. Se quiser saber mais sobre a autora, dá uma olhada no site da Tracy Hogg.

Responder