Vacinação contra a paralisia infantil começa dia 8 no SUS

Hoje, o Ministério da Saúde lança a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Pólio 2013. Apesar da doença já ter sido erradicada no nosso país, é muito importante mantermos a cadeia de prevenção e isso depende de nós, mamães. Se você tem filhos de 6 meses a menores de 5 anos, leve-os à Unidade Básica de Saúde (Posto de Saúde) mais próxima da sua casa para vacinar contra a paralisia infantil entre os dias 8 a 21 de junho. Não deixe de levar a caderneta de vacinação da criança.

Veja o vídeo da campanha contra pólio do Ministério da Saúde

A doença

Poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus (sorotipos 1, 2, 3), que pode infectar crianças e adultos por via fecal-oral (através do contato direto com as fezes ou com secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas) e provocar ou não paralisia.

A multiplicação desse vírus começa na garganta ou nos intestinos, locais por onde penetra no organismo. Dali, alcança a corrente sanguínea e pode atingir o cérebro. Quando a infecção ataca o sistema nervoso, destrói os neurônios motores e provoca paralisia flácida em um dos membros inferiores. A doença pode ser mortal, se forem infectadas as células dos centros nervosos que controlam os músculos respiratórios e da deglutição. (Drauzio Varella – Poliomielite)

Música da campanha de vacinação contra a paralisia infantil

Ei, criançada, se ligue na minha: Quem vai dar o recado é o Mano Zé Gotinha.Tá chegando o dia da vacinação. Por isso, galerinha, preste muita atenção:

8 de Junho em todo Brasil, é dia de vacinar contra a Paralisia Infantil.

Se você tem de 6 meses a menos de cinco anos, a gente tem um encontro marcado. Anote aí, que é pra não ter engano, Dia 8 de Junho eu vou tá lá do seu lado.

8 de junho, em todo Brasil, é dia de vacinar contra a Paralisia Infantil.

 

Zé Gotinha – Spot da campanha de vacinação contra a pólio

Responder