Marcos do desenvolvimento da criança

Nada mais gostoso do que ver as pequenas conquistas dos nossos filhos. O primeiro sorriso, tão gratificante; sentar sem apoio; engatinhar; a primeira palavra então; vish! é muito amor. Acompanhar os marcos do desenvolvimento é papel fundamental tanto do pediatra como dos cuidadores da criança. O acompanhamento permite ter noção se há algum retardo nesse desenvolvimento. Como nenhuma criança é igual a outra, é claro que nem todas alcançam estes marcos do desenvolvimento no mesmo período, mas existe uma média para avaliação.

Talvez você não saiba, mas você tem um instrumento que ajuda e muito neste acompanhamento. Toda criança ao nascer recebe na maternidade, independente de ser pública ou privada, uma caderneta oferecida pelo Ministério da Saúde. Esta caderneta, além de conter informações sobre direitos e cuidados com as crianças, o calendário vacinal, tabela de pesos e medidas, tem também uma tabela para acompanhar os marcos do desenvolvimento. Chamada de Caderneta da Saúde da Criança, ela prevê orientações sobre suspeitas de retardo do desenvolvimento.

  • Caderneta de Saúde da Criança menino
  • Caderneta de Saúde da Criança menina

Nela, você registra a presença ou ausência de determinados avanços, que estão organizados por faixa etária com uma margem média de três meses. Por exemplo, entre o quarto e o sexto mês é possível que seu bebê já role ativamente.

Marcos do desenvolvimento na caderneta de saúde da criança

Marcos do desenvolvimento na caderneta de saúde da criança

Então, atenção à caderneta de saúde da criança. Registre regularmente os marcos. Você pode fazer como uma “chamada” escolar: P – para presente; e A – para ausente. Tem também o NV – para não verificado. Tudo isso está no topo do gráfico. Leia a caderneta do começo ao fim, é um bom manual para cuidadores de criança de primeira viagem.

2 comments

Responder