Faz mal amamentar deitada?

Responderei à pergunta “faz mal amamentar deitada?”em homenagem a abertura da semana mundial de amamentação, celebrada a partir de hoje em todo o mundo. Segundo a agência de notícias EBC, mais de 170 países ao redor do mundo organizam ações para a Semana Mundial do Aleitamento Materno.

amamentardeitadaNão faz mal amamentar deitada. É mito quando dizem que amamentar deitada provoca otites, que são infecções de ouvido. Claro, isso quando estamos falando do leite materno, um excelente inibidor da formação de bactérias. Por outro lado, os leites artificiais, as fórmulas incentivam a proliferação dessas bactérias e, por isso, se for necessário o uso da mamadeira o faça com a criança sentada. É importante saber que mamadeiras são muitas vezes as responsáveis pelo surgimento de otites de repetição.

Sandra Bueno, no Livro da Maternagem, aponta que é muito diferente a amamentação no seio da mãe da mamadeira. Ela também dá um dica de como amamentar deitada, que pode ser um momento de descanso e de aproximação entre mãe e bebê.

Sugar o leite do peito e tomar mamadeira são coisas diferentes, porque a boca do bebê forma um todo com o seio, trabalhando harmonicamente na propulsão do leite. A mãe pode colocar o braço embaixo da cabeça dele ou usar um pequeno travesseiro, para uma inclinação razoável. (BUENO, 2012, p. 140)

bebe-prefere-peito-a-mamadeiraAmamento Beatriz deitada desde que ela tinha 4 meses, quando voltei a trabalhar. Ficava com medo de dormir sentada, enquanto ela mamava, e deixá-la cair. Amamentar deitada foi a solução. Muitas vezes, dormimos juntas assim. <3

Hoje, perto de fazer 10 meses (dia 6 agora) Beatriz ainda mama no peito e eu faço questão de manter assim até, pelo menos, dois anos. E a foto ao lado representa bem como funciona a questão mamadeira vs peito aqui em casa.

2 comments

    • Jéssica Macêdo says:

      Lorena, eu não ponho. A não ser que eu o perceba meio agitado, aí sim, eu o coloco pra arrotar. Geralmente ele dorme, então deixo dormir. Vale lembrar que mesmo no braço o bebê mama deitado, a diferença neste caso é que a mãe deita também. Beijo grande

Responder