Quando o bebê começa a andar?

“Quando o bebê começa a andar?” é uma pergunta muito precisa para uma resposta incerta. Todo ser humano é diferente do outro e isso vem desde o seu desenvolvimento ainda no ventre da mãe. Algumas crianças desenvolvem o intelectual mais rápido do que o motor e vice-versa. São fases e marcos do desenvolvimento diferentes para crianças diferentes. É claro que existe uma média, mas não é regra. Basta acompanhar.

Beatriz caminhando na rua aos 10 meses

Beatriz caminhando na rua aos 10 meses

Segundo a caderneta da criança, aquela distribuída pelo governo brasileiro e da qual já falei aqui, entre 10 e 12 meses é possível que seu bebê já consiga dar alguns passos com apoio e andar sem apoio entre 12 e 15 meses. Esses períodos foram sugeridos pelo Manual de Crescimento do Ministério da Saúde de 2002. Tem bebê que começa andar antes ou depois dos períodos sugeridos. Entretanto, é bom acompanhar. Se passar  desse tempo, vale investigar o que está acontecendo.

Agora, não é porque a filha da sua amiga começou a andar com 8 meses que seu filho também o fará. Não exija isso dele e nem se decepcione caso demore um pouco mais, sua frustração pode ser transmitida à criança.

Normalmente, quando a criança começa a ficar em pé sozinha é sinal de que já se pode começar a estimulação dos primeiros passos. Dê o apoio que ela precisar, mas não exija a compreensão de cara do que você quer. Esse processo é natural, não se deve forçar. O que entra numa questão muito importante: o andajar ou andador [Para que serve o andador?].

Responder