#Receitinhas – Pavê Prestígio

Longe, mas muito longe mesmo, de ser uma chefe de cozinha, decidi trazer algumas receitinhas pra vocês. Claro que são fáceis ao cubo pois sou uma jornalista/blogueira/mãe sem talentos culinários. Inauguro esta sessão no blog – que provavelmente não será muito atualizada – com uma receita tradicional nas ceias de natal da minha família. Como é uma das poucas coisas que sei fazer na cozinha, ao menos há 10 anos, é o prato que faço para contribuir com a ceia. Por isso virou tradição – risos.

Sem muita firula, a foto do pavê destacando as camadas.

Sem muita firula, a foto do pavê destacando as camadas.

O Pavê Prestígio não tem nenhum mistério, mas é surpreendentemente gostoso e é a alternativa para quem, assim como eu, não gosta de rabanadas.

Ingredientes

Biscoito Maisena
Margarina
Chocolate em pó (é chocolate mesmo, mas não fica ruim com achocolatado)
Coco ralado desidratado sem açúcar
Leite
Creme de leite
Leite condensado
Amido de milho

Modo de preparo dos cremes

  • Bata no liquidificador: creme de leite, leite condensado, amido de milho, uma colher de sopa de margarina e 1/4 de uma xícara de chá de leite.
  • Coloque metade da mistura do liquidificador em uma panela e a outra metade em outra panela.
  • Em uma das panelas misture o coco ralado, mexendo em fogo baixo até criar consistência.
  • Faça o mesmo na outra panela, mas dessa vez misture cerca de 3 colheres de sopa de chocolate em pó.

Modo de montagem

  • Coloque em um prato fundo certa quantidade de leite de forma que você possa ir curtindo, aos poucos, os biscoitos que serão utilizados para fazer as camadas.
  • Quando os biscoitos daquela camada estiverem molhadinhos, mas não muito moles, ou seja, não pode deixá-los por muito tempo no leite, coloque-os em uma travessa cobrindo o fundo da mesma (eu prefiro de vidro porque deixa visíveis as camadas)
  • Por cima dessa camada de biscoito, despeje metade do creme de chocolate
  • cubra essa camada de creme com outra camada de biscoitos curtidos no leite e logo em seguida, coloque metade do creme de côco por cima dessa camada de biscoito. Repita esta operação com o restante do creme de coco. Biscoitos, depois creme.
  • Faça outra camada de biscoitos por cima da camada de creme de coco e despeje o restante do creme de chocolate.

Atenção! Repare na seguinte ordem:

  1. camada de biscoito
  2. camada de creme de chocolate
  3. camada de biscoitos
  4. camada de creme de coco
  5. camada de biscoitos
  6. camada de creme de coco
  7. camada de biscoitos
  8. camada de creme de chocolate

Decore como quiser! Eu gosto de jogar coco ralado por cima e colocar um galhinho de hortelã ao centro. Mas, você também pode colocar raspas de chocolate, amanditas e enfim. A criatividade é sua. Repare que não descrevi as quantidades exatas de ingredientes. É porque estou acostumada a fazer para muitas pessoas, em todo costumo usar tudo em dobro na parte do creme e, portanto, a quantidade de biscoitos varia por isso. Depois é só colocar na geladeira. Quanto mais tempo gelar, melhor fica.

Responder