Exames durante a gravidez

exame de sangueMuita gente chega ao Me Sinto Grávida perguntando por quais exames se deve realizar durante a gravidez. Busquei, por horas, uma resposta padrão, de uma fonte segura, como o Ministério da Saúde e encontrei algumas coisas. Fiquei em dúvida sobre outras. Fiz um apanhado geral, avaliando os exames que fiz nas duas gestações e montei o esqueminha abaixo. Espero que ajude outras mamães.

Sobre minhas dúvidas: por exemplo, pelo que entendi, o órgão recomenda de forma complementar as ecografias ou ultrassons morfológicos – eu jurava que eram obrigatórios. Ou seja, pelas trocentas publicações que li, é um tipo opcional de exame, dispensável. Ok! Não entrarei no mérito da questão, algumas publicações eram antigas e talvez o manual de boas práticas do pré-natal tenha se alterado.

Exames de rotina na gravidez:

SAÚDE, Ministério. UNICEF. Guia de Gestante, 2011.

SAÚDE, Ministério. UNICEF. Guia de Gestante, 2011.

Dentre os exames acima, um dos mais importantes é o de fator rh, que detecta uma possível incompatibilidade sanguínea entre a mãe e o feto, responsável por doenças e complicação de nível leve a grave.

Ecografias/ ultrassom

Como disse acima, não encontrei informações nos órgãos competentes sobre quantas e quais ecografias devem ser realizadas durante o pré-natal. Peguei a entrevista do Dr. Sebastião Zanforlin para a Revista Crescer, e ele aponta quatro como ideais. Dependendo da gestação, de doenças da mãe, o número e os tipos de ultrassom podem variar. Fiz uma tabelinha com os que Zanforlin indicou como ideais.

ecografias-essenciais-blog-mesintogravida.com.br

Blog Me Sinto Grávida com informações da Revista Crescer

Sobre as ecografias 3D e 4D há um consenso de que elas não são essenciais, a não ser que se busque investigar algum indício de má formação ou outra intercorrência apontada em ecografias 2D. Particularmente, acho as imagens bem feias e nunca me interessei em fazer pra não gerar uma expectativa estranha sobre a aparência dos meus bebês.

 

Responder