Porque não dar açúcar ao bebê

Sempre me perguntam o porquê do Noah não comer nada com açúcar. Digo sempre: não sabia que fruta era salgado!!

Brincadeiras a parte… O açúcar branco é uma “caloria vazia”, logo não deveria ser ingerido por ninguém seja adulto ou criança. Esta caloria vazia do açúcar branco pode ser vista lá na frente, com o excesso de peso se tornando uma das doenças de mais difícil tratamento: A OBESIDADE.

Essa necessidade de comer o açúcar (alimentos doces) é exclusiva do adulto. Um bebê que está iniciando sua introdução alimentar, não conhece, não sabe e nem precisa experimentar açúcar. Um exemplo que uso muito é: um bebê não sabe que o suco de limão necessita ser adoçado. Ele só vai conhecer aquele alimento que você oferta a ele. Esse bebê não sabe que mamão pode ficar teoricamente melhor com um pouco de açúcar (ou não). Definitivamente, essa necessidade de comer açúcar é nossa, e não do bebê.

Temos em nossa natureza o gosto pelo açúcar (salvo o Noah que experimentou um cupcake de cenoura – feito sem açúcar, sem ovo, sem leite, sem glúten, sem soja – e detestou… Eu adorei isso rsrs). Hoje vemos muitas mães ofertando alimentos com alto teor de açúcar – petit suítes (danoninho), chocolates, pirulitos – a um bebê que, por instinto, vai comer. Sabe porquê?? A lactose presente no leite materno já é levemente adocicada e assim já começa uma boa aceitação.

Bato sempre na tecla de que o açúcar não é um dos paladares que devemos introduzir aos nossos bebês. Ao invés disso, deveríamos introduzir outros sabores, como alimentos azedos, amargos, salgados, ácidos, etc.

A regra é simples: QUANTO MAIS OFERTAR ALIMENTOS ADOCICADOS (ARTIFICIALMENTE), MAIS O BEBÊ IRÁ QUERÊ-LOS. FICANDO CADA VEZ MAIS DIFÍCIL INTRODUZIR OS OUTROS SABORES NA ALIMENTAÇÃO.

Deveríamos viver para ensinar nossos filhos. Educação alimentar (eu não canso de repetir) também é educação! Educar o paladar do seu bebê é um papel seu também. Seu filho vai comer o que lhe é ensinado a comer.

3 comments

  1. Fabiany says:

    Nossa adorei sua publicação esse tema veio em boa hora pois minha bebê nem nasceu mas já estamos meio em “guerra” lá em casa pois fui falar que ela não irá consumir açúcar artificial e nem sal estão achando que isso e frescura pois fulano e ciclano deram açúcar e sal pro filhos e todo são saldáveis fico roxa quando escuto essa frase pois minha filha não é e nem vai ser criada como filho dos outros ela e única e é minha filha eu irei decidir o que é melhor pra ela.
    Desculpa o desabafo, mas foi necessário!

    • Jéssica Macêdo says:

      Fabiany, as pessoas ainda não perceberam que criaram sobreviventes e que desejamos mais que isso para os nossos fillhos. Relaxa e desabafe sempre, estamos aqui pra isso. Beijos

Responder